The Output cost of Latin America’s infrastructure gap

Quanto em termos de crescimento custou à América Latina o corte de investimentos em infraestrutura nas décadas de 1980 e 1990? Quanto do gap de crescimento entre os tigres asiáticos e o Brasil, por exemplo, pode ser explicado pela diferença do investimento em infraestrutura no mesmo período?

Na reunião de periódico desta segunda feira, 17/12, o PET Economia teve a oportunidade de apresentar o artigo intitulado The Output cost of Latin America’s infrastructure gap, de autoria de dois macroeconomistas do Banco Mundial, César Calderón e Luis Servén. A proposta central do artigo está justamente em quantificar essas diferenças de crescimento entre o Sudeste Asiático e a América Latina em termos da evolução dos respectivos estoques em infraestrutura.

Partindo de um modelo Solow modificado, os autores encontram que cerca de 1/3 da diferença em crescimento entre ambas as regiões entre 1980 e 1997 pode ser explicado por diferenças no investimento em infraestrutura. Para o Brasil, esse valor chega a 37.5%, o que não é de todo surpresa dada nossas conhecidas deficiências no setor.

Os serviços de infraestrutura correspondem a ativos essenciais para o desenvolvimento de toda e qualquer atividade produtiva. Seu provimento adequado tem impacto não apenas no crescimento em si, mas também na distribuição da renda, sendo determinantes na formação dos fluxos de comércio internacional e condicionando os investimentos privados no tempo. Infraestrutura tem tudo a ver com crescimento e afinal, não tem sido este o grande motivador de nossa ciência nos últimos 250 anos?

Apresentador: Marwil Dávila

The output cost of Latin America’s infrastructure gap – Marwil Dávila

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s