Entre a Balança Comercial e o Balanço de Pagamentos: Uma análise de conjuntura

A balança comercial brasileira registrou no mês de janeiro o maior saldo negativo dos últimos 24 anos. A diferença entre as exportações e importações ultrapassou a casa dos US$ 4 bilhões refletindo uma deterioração já observada no último semestre de 2012. Tendo esse resultado como grande motivador, a reunião de Conjuntura desta sexta feira, 01/02, se propôs a apresentar o comportamento das variáveis que estariam por trás não apenas do saldo comercial, mas do balanço de pagamentos como um todo.

O Balanço de pagamentos (BP) não corresponde a meras operações contábeis entre a economia domestica e internacional. Nele são agregados os efeitos da política monetária, política fiscal, risco da economia, variação dos termos de troca, elasticidade renda das exportações e importações, posição cambial, etc. Consideramos que é possível ter uma visão bastante completa de uma economia a partir de sua análise. O BP está subdivido na conta de “Transações correntes” e na conta “Capital e financeira”. A primeira é formada pela “Balança comercial” e “Serviços, rendas e transferências”. A segunda por sua vez é composta pelo “Investimento Externo Direto” e o “Investimento em carteira”.

O desempenho da balança comercial tem sua importância aumentada para o caso brasileiro dado nosso histórico negativo e elevado na conta de rendas e serviços. Um fraco superávit ou eventuais déficits no comercio exterior repercutem negativamente sobre o déficit em transações e aumenta nossa dependência da poupança externa.

O ano apenas está começando e muita coisa ainda está por acontecer. Mesmo assim devemos ficar atentos sobre o comportamento nos próximos meses das exportações e importações brasileiras bem como em toda a complexa rede que está por trás delas.

Apresentadores: Marwil Dávila e Yuri Lopes

Entre a balança comercial e o balanço de pagamentos: Uma análise de conjuntura – Marwil Dávila e Yuri Lopes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s