Is volunteering Rewarding in Itself?

Na reunião de Periódico do dia 04 de fevereiro de 2013, foi apresentado o artigo “Is volunteering Rewarding in Itself?” dos autores Stephan Meier e Alois Stutzer. O objetivo do artigo é investigar empiricamente se indivíduos que fazem trabalho voluntário têm maior satisfação pessoal.

Inicialmente, os autores apontam duas possíveis razões para uma possível correlação positiva entre o voluntariado e a satisfação pessoal: 1) O bem-estar aumenta porque as pessoas gostam de ajudar, o retorno é interno dado que há uma motivação intrínseca de cuidar dos outros; 2) As pessoas fazem trabalho voluntário “instrumentalmente” para receber um subproduto do trabalho voluntário, a utilidade deles aumenta porque eles recebem uma motivação extrínseca do voluntariado.

Esse trabalho apresentou evidência empírica na relação entre voluntariado e satisfação de vida, baseado no Painel Socioeconômico da Alemanha (GSOEP) para o período de 1985-99. Essa grande base de dados é apontada como uma das melhores disponíveis para estudos de bem-estar individual em grandes cenários. Assim como em estudos anteriores, os autores encontram ser mais provável que voluntários informem um alto bem-estar.

Além disso, o artigo ainda conclui que: (i) Pessoas que põe mais ênfase em objetivos extrínsecos em comparação com objetivos intrínsecos tem menos satisfação pessoal. (ii) Voluntários, em média, apontam características intrínsecas como mais importantes. Pessoas com orientação intrínsecas estão mais preparadas para realizar o trabalho voluntário. As demais pessoas também se voluntariam, porém devido as outras razões. (iii) Pessoas com orientação mais extrínsecas se beneficiam menos do trabalho voluntário: quanto mais extrinsecamente orientado a pessoa for, menos satisfação ela tem.

As diferenças nos benefícios do voluntariado apontam que a motivação por trás do voluntariado importa sim, e características diferentes de atividades voluntárias podem ser responsáveis pela diferença.

No final, os autores concluíram que ajudar os outros aumenta o bem-estar individual e que pessoas que fazem trabalho voluntário frequentemente tem maiores possibilidades de apresentarem mais satisfação pessoal do que pessoas que não o fazem.

Apresentadora: Regina Couto

Is volunteering Rewarding in Itself? – Regina Couto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s