Curva de Phillips, Lei de Okun e Competitividade

Em linhas gerais, a Curva de Phillips é uma proposição que estabelece um relacionamento direito (e negativo) entre o desemprego e os níveis de preço no curto prazo, para uma economia com moeda não neutra. Deste modo, sugere-se que uma redução da taxa de desemprego provoque um aumento no nível de preço (inflação) desta economia. Já a Lei de Okun concebe uma relação negativa entre o nível de desemprego e o produto da economia: uma taxa de desemprego mais baixa está relacionada com crescimento econômico deste país.

Nos últimos anos se observa indícios de validação da Curva de Phillips no Brasil, mas de negação da Lei de Okun, o que parece contraditório em primeira instância. Se o desemprego está baixo (e de fato está em níveis historicamente baixos), a inflação está dando sinais de não convergência para o centro da meta, porque o Brasil está crescendo tão pouco?

A reunião de conjuntura da última sexta-feira, 1˚ de abril, buscou abordar esta questão, expondo nosso gargalo de competitividade como possível elo perdido. O Brasil já exauriu sua possibilidade de crescer à la Lewis, ou seja, construindo fábricas e empregando a camada desempregada estruturalmente. A partir de agora o Brasil necessita aumentar a produtividade do trabalho caso queira lograr ganhos de crescimento econômico. O país precisa inovar e incentivar a competitividade. Isso explica o desemprego baixo e os níveis de preço em ascendência, mas o crescimento comprometido.

Apresentadores: Nicolas Powidayko e Thaís Alvim

Curva de Phillips, Lei de Okun e Competitividade – Nicolas Powidayko e Thaís Alvim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s