Desenvolvimento como liberdade

O Nobel de Economia Amartya Sen nunca se contentou com os limites convencionais da ciência econômica. Desse modo, construiu sua visão alternativa apoiado na convicção de que a promoção do bem-estar (o que se quer afinal com o desenvolvimento) deve orientar-se por uma resposta adequada à pergunta ética por excelência: onde está o valor próprio da vida humana?

Há muitos males sociais que privam as pessoas de viverem minimamente bem: a pobreza extrema, a fome coletiva, a subnutrição, a destituição e marginalização sociais, a privação de direitos básicos, a carência de oportunidades, a opressão e a insegurança econômica, política e social. Eles compartilham, diagnostica Sen, uma mesma natureza: são variedades de privação de liberdade. Desenvolvimento como liberdade é uma síntese – escrita com bastante clareza e para leitores não- especialistas – das vantagens teóricas e práticas de uma idéia radical: o desenvolvimento é essencialmente um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam.

https://i2.wp.com/www.livrariaresposta.com.br/fotos/cia_letras_desenvolv_liberdad.jpg

O PET Economia convida você para participar conosco da leitura desta importante obra. A leitura transcorrerá durante todo o 1º semestre de 2013 sendo que faremos uma apresentação do material lido dia 2 de julho. Não deixe de participar!

Anúncios

2 comentários

    1. Oi André, desculpe a demora. Será apenas um encontro para a discussão no dia 2 de julho às 12:00. A reunião será coordenada por dois petianos, que irão expor alguns pontos do livro para discussão.
      Atenciosamente,
      Regina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s