Experiências exitosas em inovação: Lições para a economia brasileira

A primeira reunião de conjuntura do primeiro semestre de 2013 procurou apresentar possíveis soluções para o baixo crescimento observado no Brasil nos últimos dois anos e para os problemas estruturais observados, demasiado tratados em outros encontros.

Tomando como base modelos de crescimento que, seja pelo lado da oferta ou pelo lado da demanda, colocam inovação como a causa de crescimento sustentado de longo prazo, buscou-se explicitar alternativas de políticas que poderiam ser tomadas pelo País a fim de que se observe um aumento e uma melhor alocação dos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, com objetivo de superar os problemas atualmente observados.

Ressaltou-se a importância das micro, pequenas e médias empresas para a economia brasileira e a necessidade de cooperação entre os diversos atores da economia (universidades e institutos de pesquisa, empresas e a esfera governamental) a fim de que conhecimento seja de fato convertido em inovações e ganhos para a economia como um todo.

Neste sentido, foram colocados diversos exemplos de casos, em uma ampla gama de países, que obtiveram êxito nos resultados das políticas adotadas. Dentre eles, podemos citar os Programas de Apoio à Associatividade, implementados no Chile; o instituto Fraunhofer, maior expoente de pesquisa da Europa; e, inclusive, os Fundos Setoriais brasileiros.

Alguns dos casos exemplificados foram retirados da cartilha da CEPAL, disponível  aqui.

Apresentadores: Marwil Dávila e Thaís Vizioli

Experiências exitosas em inovação: Lições para a economia brasileira – Marwil Dávila e Thaís Vizioli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s