A alta do tomate: o extrato da inflação

Na sexta-feira, 19 de abril, aconteceu mais uma reunião de conjuntura do grupo PET economia. Essa tinha como título “A alta do tomate: o extrato da inflação” e tratava da polêmica recente com a alta dos preços do tomate e dos alimentos em geral e, principalmente, sobre a inflação no Brasil.

Foram discutidos os tipos de inflação: de custo, de demanda e a inercial. Além disso, foram apresentadas as teorias que embasam cada um dos tipos de inflação e as decorrentes políticas de controle. Depois um panorama da história recente do Brasil, que apresenta os três tipos de inflação e as tentativas, entre acertos e erros, de se controlar a inflação.

Outro ponto discutido foi o relatório de inflação do Banco Central e a situação vivida no país nos dois últimos anos de inflação mais alta e crescimento baixo. Quais tipos de medidas levaram a isso e quais as consequências para o futuro do país. Por fim uma descrição do que aconteceu com o caso específico da alta exagerada do tomate e algumas possíveis razões para os preços dos alimentos aumentarem tanto.

Apresentadores: Mateus Lima e Thiago Nascimento

A alta do tomate o extrato da inflação – Mateus Lima e Thiago Nascimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s