Patents and Innovation: Evidence from Economic History

O artigo “Patents and Innovation: Evidence from Economic History” buscou observar as relações entre patentes e inovação de modo a responder às seguintes questões: a existência de leis patentárias fortes encoraja inovação? Qual proporção de inovação é patenteada? Existe uma proporção constante entre indústrias e no tempo? Como patentes afetam a difusão de conhecimento? Quão efetivos são mecanismos atualmente propostos?

Para cumprir com seus objetivos, Petra Moser busca uma fonte alternativa de dados para medir inovações, de modo que essas pudessem ser medidas dentro e fora do sistema pantentário e que a análise não fosse prejudicada pelos problemas decorrentes do uso de patentes como forma de mensurar a inovação. Dessa maneira, opta-se pelas feiras tecnológicas internacionais do século XIX como fonte de dados.

A evidência empírica não corrobora a noção tradicional de que patentes encorajam inovação. Ao contrário, países sem leis patentárias apresentaram numerosas inovações de alta qualidade. Mais ainda, as diferenças entre a dependência dos setores com relação ao sistema patentário e da variação dessa dependência no tempo levaria a uma forte relação entre o sistema patentário e a direção do progresso tecnológico.

Os resultados encontrados, que fogem do senso comum de que patentes causam inovação e diminuem a difusão do conhecimento, são bastante interessantes e estimulantes para a construção de análises posteriores que são bastante relevantes para a formulação de políticas públicas que envolvam a proteção da propriedade intelectual.

Apresentadora: Thaís Vizioli

 Patents and Innovation: Evidence from Economic History – Thaís Vizioli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s