Desindustrialização: Luzes e Sombras no debate brasileiro

O fraco desempenho da indústria brasileira no período pós-crise 2008 tem retomado com maior intensidade o debate em torno da necessidade ou não de implementar uma política industrial mais ativa no Brasil. Mais ainda, questiona-se se de fato a economia brasileira está passando por um processo de desindustrialização e se isso é ruim para o crescimento de longo prazo.

A reunião Especial de Conjuntura desta sexta feira, 26/04, trouxe à comunidade acadêmica os argumentos a favor e contrários a hipótese de desindustrialização precoce no país. No primeiro grupo se encaixa a redução do PIB industrial sobre o PIB total (mesmo na série ajustada por Marconi e Barbi), a redução da produtividade media do fator trabalho em todos os subsetores industriais e a perda de espaço da indústria nacional nos mercados internacionais. Entre os argumentos contrários a hipótese se destacou a mudança nos preços relativos dos últimos 20 anos e a não observada perda da participação do empresgo industrial sobre o emprego total.

Foi utilizado como base para a apresentação o texto para discussão do Ipea intitulado Desindustrialização: Luzes e Sombras no debate brasileiro (disponível em anexo). A reunião foi seguida por uma acalorada discussão entre os presentes. A verdade é que quando o assunto é crescimento econômico, consensos são difíceis de serem construídos, ficando a resposta para a pergunta inicial nas mãos dos participantes.

Apresentadores: Gustavo Coelho e Marwil Dávila

Desindustrialização: Luzes e sombras no debate brasileiro – Gustavo Coelho e Marwil Dávila

Desindustrialização: Luzes e sombras no debate brasileiro – texto para discussão Ipea

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s