Does ownership matter in mergers?

Na reunião de periódico do dia 06 de maio de 2013, foi apresentado o artigo “Does ownership matter in mergers? A comparative study of the causes and consequences of mergers by family and non-family firms” de Jungwook Shim e Hiroyuki Okamuro. O artigo investiga as diferenças entre as decisões relacionadas a fusão entre empresas familiares e não familiares. Fusões diluem a concentração de posse das famílias e empresas familiares tendem a ter a característica de concentração de propriedade. Por isso, a princípio é esperado que empresas familiares tenham mais relutância em realizar fusões.

A análise concentra-se no período de 1955-1973 no Japão, período de grande crescimento econômico do país. E parte de 3 hipóteses:

  1. Firmas familiares têm atitudes mais passivas em relação a fusões do que firmas não familiares: o nível de posse familiar pré fusão pode afetar decisões. De maneira que se o nível for tão alto a ponto de não afetar depois da fusão, não haverá receio de realizar a fusão, da mesma forma acontecerá se o nível for muito baixo.
  2. O nível de posse familiar antes da fusão afeta positivamente a decisão de fusão.
  3. Firmas familiares alcançam melhores performances depois da fusão do que firmas não familiares.

A partir de regressões, chegaram-se aos resultados de que empresas familiares tendem menos a realizar fusões do que empresas não familiares.  Empresas que realizam fusões são maiores, têm baixo potencial de crescimento e lucratividade. Confirmando a hipótese 2, entre as empresas familiares, aquelas com maior a posse familiar estariam mais prontas as empresas estarão para realizarem uma fusão. Contrário a hipótese 3, empresas familiares tendem a piorar sua performance quando realizam fusões,  com isso temos que empresas familiares tendem menos a realizar fusões que empresas não familiares.

Apresentadora: Regina Couto

Does ownership matter in mergers? – Regina Couto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s