Brasil no comando da OMC: os rumos do comércio internacional

A disputa entre Hermínio Blanco e Roberto Azevedo teve seu resultado divulgado oficialmente na quarta-feira, dia 08 de maio. Com boa margem de votos e apoiado pelos países em desenvolvimento, o candidato brasileiro venceu as eleições para diretor geral da Organização Mundial do Comércio.

A apresentação de conjuntura do dia 10 de maio buscou esboçar o contexto atual do comércio mundial, seus desafios e o papel que deverá ser trilhado pelo novo comandante da entidade internacional. O principal entrave a ser superado é o fracasso da atual rodada multilateral, a Rodada Doha, fundamental para reafirmar a importância da OMC e definir os rumos do comércio.

A União Europeia e os Estados Unidos, apesar de terem votado em Hermínio Blanco, o candidato mexicano, “qualificaram” seus votos, afirmando não ter problemas com a eleição do brasileiro e prometendo apoiá-lo em seu mandato, que terá duração de 4 anos. Os emergentes demonstraram claro apoio ao nosso representante e foram fundamentais para a decisão.

Roberto Azevedo é o primeiro candidato brasileiro e latino-americano a comandar o órgão, o que demonstra a crescente importância do país e do continente nas decisões internacionais. Nesse sentido, é fundamental que o Brasil posicione-se de forma exemplar quanto à adoção de medidas protecionistas, de forma que tenhamos credibilidade para lidar com a oposição.

Apresentadoras: Thaís Alvim e Thaís Vizioli

Brasil no comando da OMC: os rumos do comércio internacional – Thaís Alvim e Thaís Vizioli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s