Measuring quality of life

Nessa segunda, 27, foi apresentado o artigo Measuring quality of life de Glenn Blomquist, tendo como objetivo principal apresentar uma nova metodologia de avaliação de qualidade de vida, ampliando os conceitos englobados na teoria microeconômica tradicional.

Enquanto a teoria mais convencional apenas abarcava a questão sobre utilidade e bens materiais, ou seja, quanto mais dinheiro o indivíduo possuísse, sua restrição orçamentária seria relaxada e atingiria uma curva de indiferença mais exterior, o que lhe competia maior utilidade e bem estar; a teoria proposta por Blomquist tenta precificar novas características, como o ambiente e a percepção do agente acerca do lugar onde vive e, ou, trabalha.

A precificação dessas percepções, constitui na desagregação do preço do salário e de aluguel em um vetor de comodidades, sendo que cada uma constitui no preço implícito que o indivíduo paga para ter determinada amenidade. Portanto, o preço de cada amenidade constitui a disposição a mais do agente a pagar para viver com determinada comodidade, frente o salário recebido em determinada região. Ao somarmos o preço ponderado previamente pela participação da comodidade, temos uma precificação, em valores monetários, de qualidade de vida.

Os resultados mostram que os indivíduos dão maior valor para lugares de climas amenos e cidades de médio porte, que não sofrem do esgotamento das comodidades urbanas, bastante determinantes para o movimento dos agentes.

Por fim destaca-se a importância do governo, uma vez que ele é o grande provedor de comodidades urbanas.

Apresentador: Thiago Nascimento

Measuring quality of life – Thiago Nascimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s