O Ranking Mundial de Competitividade e o Brasil

Na última sexta-feira, 07/06 foi apresentada a reunião de conjuntura sobre o ranking mundial de competitividade do IMD, International Institute of Management and Development.

O ranking é publicado desde 1989 e em sua formulação agrega tanto aspectos estatísticos sobre as economias avaliadas, baseados em indicadores internacionais, quanto aspectos qualitativos, baseados em questionários direcionados aos executivos, e constitui-se no ranking de maior referência e credibilidade sobre a competitividade dos países.

O anuário divide o ambiente nacional em quatro fatores principais: eficiência governamental, performance econômica, eficiência de negócios e infraestrutura. Em 2013, o Brasil obteve a 51ª colocação geral dentre os 60 países avaliados e o País vem perdendo colocações sucessivamente desde 2010, ano em que esteve na 38ª posição. Diversos são os fatores que podem explicar tal resultado, dentre eles o conjunto de dificuldades estruturais relacionado ao elevado Custo Brasil, que encarece o investimento, dificultando inovação e consistindo em um entrave à maior competitividade.

Ainda, pode-se citar a falta de senso de direção e de sinalização das políticas governamentais brasileiras. Segundo o diretor do Centro de Competitividade Mundial do IMD: “Não sabemos quais as reais prioridades do governo brasileiro, se são em relação à inflação, crescimento, exportação, industrialização, redução das desigualdades.”

Há esforços recentes do governo federal direcionados à área de CT&I, como o lançamento do Plano Inova Empresa e a criação da Embrapii, em planos de investimentos que chegarão a movimentar R$ 32,9 bilhões. Mas é preciso reforçar que além desses esforços é também necessário o apoio às empresas inovadoras e o fortalecimento de incubadoras e parques tecnológicos para um efeito continuado.

Apresentadoras: Regina Couto e Thaís Alvim

Link do World Competitiveness Center (IMD)

O Ranking Mundial de Competitividade e o Brasil – Regina Couto e Thaís Alvim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s