Palestra: Some Thoughts on the Theory of Balance of Payments Constrained Growth

Um dos principais objetivos da teoria do crescimento tem sido explicar porque as taxas de crescimento variam tanto no tempo e entre países. A ênfase na demanda como motor do sistema econômico enquanto que as diferenças nas taxas de crescimento entre os diversos países seriam fruto de distintos ritmos de crescimento da demanda não é nova na literatura, sendo trabalhada por economistas renomados como Kaldor, Thirlwall e McCombie.

A hipótese fundamental dos modelos chamados balance-of-payments-constrained é que para a maioria dos países, a principal restrição à taxa de crescimento do produto está no balanço de pagamentos porque ele determina o limite do crescimento da demanda a que a oferta pode se adaptar. Diante da impossibilidade do financiamento contínuo dos desequilíbrios no balanço de pagamentos (BP), ocorre um ajuste da demanda agregada que restringe sua expansão e por sua vez o crescimento.

O PET Economia tem enorme satisfação em convidá-lo para a palestra “Some Thoughts on the Theory of Balance of Payments Constrained Growth” a ser ministrada nesta quarta-feira, 26/06, pelo professor Arslan Razmi. O prof. Razmi é doutor pela American University e atualmente leciona na Massachussets University.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s