The terms of trade for commodities in the twentieth century

A ideia de que no longo prazo o crescimento econômico é limitado pela emergência de desequilíbrios comerciais tem forte tradição na América Latina. Os trabalhos da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e especialmente do economista argentino Raúl Prebisch já apontavam o baixo dinamismo do setor exportador e a elevada propensão a importar como principal limitante do crescimento nas economias periféricas. A escola cepalina do pensamento econômico mostra em seus documentos, especialmente da década de 50, uma preocupação maior com a relação entre as elasticidades renda associadas ao comércio exterior, a difusão do progresso técnico e o desenvolvimento econômico em economias periféricas.

De acordo com o que ficaria conhecido na literatura como a hipótese Prebisch-Singer, existe uma tendência secular de deterioração dos termos de troca a favor dos bens industrializados e em contra dos bens primários. Tradicionalmente são apontados quatro fatores responsáveis por esse fenômeno: (i) Existência de poder de mercado no setor industrial contrastando com mercados competitivos no setor de commodities; (ii) Pressão resultante da diferença de elasticidades renda demanda dos produtos manufaturados e primários; (iii) Distribuição desigual de capital humano e conhecimento; (iv) As assimetrias no mercado de trabalho entre o centro e a periferia.

Na reunião de periódico de segunda-feira, 17/06, o petiano Marwil Dávila apresentou o trabalho intitulado “The terms of trade for commodities in the twentieth century” de autoria dos professores Antonio Ocampo e Maria Parra. O artigo encontra evidência empírica robusta a favor da hipótese Prebisch-Singer de deterioração dos termos de troca das commodities primárias no século XX. Essa deterioração no entanto não ocorreria de forma contínua e sim escalonada. Este trabalho contrasta com outras tentativas de avaliar a existência ou não da referida deterioração na medida em que cobre um período muito mais abrangente. Trata-se de um texto referência na literatura de crescimento cepalino e uma importante contribuição ao debate em torno do desenho de estratégias de crescimento para a América Latina.

Apresentador: Marwil Dávila

The terms of trade for commodities in the twentieth century – Marwil Dávila

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s