Salário mínimo, Bolsa Família e o desempenho relativo recente da economia do Nordeste

Na reunião de periódico de segunda-feira,  15/07, foi apresentado o artigo “Salário mínimo, bolsa família e o desempenho recente da economia do Nordeste” publicado na Revista de Economia Política cujos autores são Alexandre Rands Ramos e Diloá Athias.

Observado que a taxa de crescimento média do PIB per capita no Nordeste foi de 3,2%, entre 2002 e 2008, e do Brasil foi de 2,85%. O artigo se propõe a discutir os possíveis fundamentos teóricos que explicam esse maior crescimento nordestino e estimar o papel relativo de tal crescimento. Dado esses principais objetivos, ele busca responder as principais causas que têm influido no crescimento do PIB per capita local, e se tal comportamento é apenas temporário e será revertido ou deixará a região em um novo patamar de desenvolvimento relativo no país.

Sob as hipóteses mais discutidas que estaria elevando o PIB per capita, o artigo pontuou a elevação da demanda local devido às transações governamentais, sendo mais relevante o Bolsa Família, e um ajuste tecnológico ocasionado pelo aumento real do salário mínimo.

Por meio dos fundamentos teóricos apresentados juntamente à utilização de estimações econométricas, o artigo concluiu que as transferências governamentais e a elevação do salário mínimo realmente influenciaram no crescimento da região, sendo o primeiro de maior significância, e indicou como sendo mais provável que esse fenômeno seja transitório.

Apresentadora: Acsa Guimarães

Salario mínimo, Bolsa Famílía e desempenho relativo recente da economia do Nordeste – Acsa Guimarães

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s