– Como anda…?; – Turbulento, câmbio.

A conjuntura de sexta-feira, dia 30/08, apresentou o debate sobre câmbio no Brasil, com o título “- Como anda…?; – Turbulento, câmbio.”. A apresentação levantou alguns pontos teóricos sobre o câmbio e a visão contrastante de alguns economistas sobre o câmbio atual.

Na primeira parte foi feita uma revisão teórica sobre câmbio nominal, desvalorização e valorização e câmbio real. Foi apresentada a teoria da Paridade Poder de Compra (PPP) e as críticas de Balassa-Samuelson. Além disso, foi tratada a relação do câmbio com a balança de pagamentos através do efeito Marshall-Lerner. Por fim, estudamos a teoria que passa pelo debate brasileiro atual o efeito pass-through.

Duas visões conflitantes foram apresentadas sobre a turbulência do câmbio que teve uma desvalorização acentuada em um curto espaço de tempo. A primeira aponta para problemas internos da economia brasileira, o baixo compromisso do governo com o tripé macroeconômico, com intervenções no câmbio, aparente relaxamento ao tentar alcançar o centro da meta de inflação e a contabilidade criativa. Isso desestabiliza as expectativas dos investidores internos e externos. No outro ponto está a visão que há uma disputa internacional pela moeda americana. Com a melhora da economia dos Estados Unidos, seus títulos ficam mais atrantes e há uma saída de moeda estrangeira da economia brasileira. A grande questão é se a desvalorização cambial irá se refletir na inflação, pelo efeito do pass-though ou não.

No final, dois pontos relevantes foram levantados para uma discussão mais a fundo. O possível ataque dos EUA e aliados à Síria, que possivelmente tenha usado armas químicas contra os rebeldes, e a chegada dos médicos cubanos ao Brasil. Os dois pontos são muito controversos e deixam espaço para uma nova discussão. Ao final, foram apresentadas outras notícias da semana.

Apresentadores: Carlos Alberto Belchior e Mateus Lima

– Como anda…?; – Turbulento, câmbio. – Carlos Alberto Belchior e Mateus Lima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s