Mercado Incomum do Sul

Na reunião realizada no dia 06/09, o PET trouxe para debate a integração dos países latino-americanos, em especial os países que formam o bloco econômico Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Primeiramente, foi exposto o marco teórico acerca da evolução das ideias econômicas de forma que se estabeleça um critério de determinação do comércio entre os países. Nesse aspecto, citou-se o modelo de vantagens absolutas de Adam Smith, o modelo de vantagens comparativas de David Ricardo, o modelo de fatores específicos e o modelo de Heckscher-Ohlin. É importante ressaltar que o caso brasileiro de exportador de produtos intensivos em mão de obra é corroborado por tais abordagens.

Em seguida, a integração passou a ser tema de discussão. As primeiras iniciativas datam de meados da década de 50 que, baseados em um modelo de substituição de importações, os países latinos tentaram buscar nos mercados internos uma tentativa de industrialização, porém a falta de integração física e a fragilidade dos mesmos mercados conduziram tentativa ao fracasso. Por volta da década de 80, o Consenso de Washington ganhou força na região e uma nova tentativa de associação foi empregada, mas agora os países teriam um viés mais liberal e democrático. A incapacidade da iniciativa privada nesses países e sucessivas crises de dívida pública corroboraram para mais uma tentativa falida. Até que em 1991 fundou-se o Mercosul.

O acordo para sua formação previa uma integração que englobaria questões políticas, econômicas e sociais. Dados recentes apontam um bom desempenho das economias dos países do bloco, sobretudo baseado no “efeito China” que favorece os exportadores de commodities, mas, principalmente, tal crescimento tem sido sustentado com uma relativa melhora dos indicadores sociais, tais como desemprego e queda na taxa de desemprego. Por fim, destaca-se a falta de força do bloco Mercosul que, cada vez mais, é colocado de lado nos interesses dos países membros.

Apresentadores: Rebeca Nepomuceno e Thiago Nascimento

Mercado Incomum do Sul – Rebeca Nepomuceno e Thiago Nascimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s