IMF programs: Who is chosen and what are the effects?

Na reunião da última segunda-feira, dia 23/09, foi apresentado o artigo “IMF programs: Who is chosen and what are the effects?” de Robert Barro e Jong-Wha Lee, publicado em 2005 no Journal of Monetary Economics.

O artigo, que apresenta uma proposta ainda bastante atual, busca compreender, através de uma breve análise da história e das funções do Fundo Monetário Internacional (FMI), como essa instituição internacional atua, quais são seus programas de empréstimos, quais países são escolhidos e quais são os efeitos desses programas nos países.

FMI

Desde 1975 até o ano 2000, os autores são capazes de analisar os fatores que levam um país a ser escolhido para receber apoio através dos programas de empréstimos. Para isso, levam em conta fatores institucionais e fatores político-econômicos, tais como o tamanho da quota do país, número de cidadãos no quadro de funcionários do FMI e proximidade política e econômica com os maiores quotistas. Em seguida, os autores buscam os efeitos econômicos desses programas, com destaque para o crescimento econômico, através de uma série de variáveis definidas por eles e por outras literaturas consolidadas.

A conclusão do artigo é a íntima relação entre fatores políticos e econômicos e maior probabilidade e tamanho dos empréstimos concedidos pelo FMI. A outra conclusão, e talvez a mais importante, é que esses programas de empréstimos têm efeitos negativos no crescimento econômico de um país.

A questão que os autores deixam no ar, buscando reflexões para novos trabalhos, é: se esses programas são prejudiciais ao desenvolvimento de um país, por qual motivo os países ainda aderem a eles?

 Apresentador: Iúri Honda Ferreira

IMF programs – Iúri Honda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s