Local amenities and life-cycle migration: Do people move for jobs or fun?

Nessa segunda-feira, 07 de Outubro, realizou-se a apresentação do artigo “Local amenities and life-cycle migration: Do people move for jobs or fun?“, dos autores Yong Chen e Stuart Rosenthal. O escopo da reunião de periódico foi apresentar quais seriam os determinantes e o estabelecimento de um possível padrão de migração dos agentes econômicos. Será que haveria alguma situação em que a livre mobilidade de pessoas e capital é desrespeitada?

Ao tentar responder tal pergunta, os autores juntam a metodologia de Blomquist et al. (1988) e Gabriel e Strange (2004) ao unir a mensuração de bem-estar, tanto de famílias, quanto de firmas. A abordagem teórica prevê que, no equilíbrio, os agentes escolherão o vetor de amenidades que maximizaria utilidade para indivíduos e lucro para empresas. Portanto, ao se discriminar os determinantes de tais amenidades, poderia-se inferir algo acerca de um padrão de migração.

Os resultados se mostraram bastante intuitivos. A principal contribuição do texto se deu na explicação de que diferenças nos problemas de maximização de cada agente daria uma resposta ótima diversa, ou seja, famílias maximizam utilidade e firmas lucro, sendo que, por serem escolhas distintas, nada garante que a solução seria a mesma. Por fim, também destaca-se a prioridade de jovens e solteiros às carreiras, idosos e casados à qualidade de vida, apontando uma certa restrição à hipótese de livre escolha dos agentes, pois a decisão de cada estará relacionada com fatores além das tais amenidades.

Local amenities and life-cycle migration – Thiago Nascimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s