O Brasil estragou tudo?

A reunião de sexta-feira, dia 4 de outubro, teve como motivação a reportagem especial da revista britânica The Economist sobre a situação econômica do Brasil no ano de 2013. É muito interessante perceber o contraste entre a matéria feita por essa mesma revista no ano de 2009, quando o Brasil estava em seu auge de crescimento, recém-escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016 e a Copa do Mundo de 2014 e após descobrir grandes reservas de petróleo.

O Brasil estragou tudo? - Fernando Couto e Marcelo Lopes

 

Além de mostrar as diferenças na percepção sobre nosso país no ano de 2009 e 2013, destacaram-se fatores que atrasam o desenvolvimento e aumentam o Custo Brasil. Este conceito se refere a um conjunto de fatores que fazem com que o produto brasileiro seja mais caro e, consequentemente, menos competitivo no mercado mundial.

Um dos principais entraves ao crescimento brasileiro é a falta de infraestrutura. No último Relatório de Competitividade Global, o país caiu oito posições, saindo da 48ª e indo para a 56ª posição. Segundo empresários, o principal fator que dificulta a realização de negócios no país é a oferta inadequada de infraestrutura.

Com o objetivo principal de reduzir esse problema, o governo criou o Programa de Investimento em Logística. Além de concessões rodoviárias e ferroviárias, esse programa traz propostas para investimento em aeroportos e portos. Ainda, tenta aumentar a participação da iniciativa privada nesses investimentos.

Finalizando a apresentação, foi apresentado um breve resumo sobre o regime de previdência, mostrando suas características e possíveis problemas que serão causados às próximas gerações se houver manutenção de sua forma de funcionamento.

Apresentadores: Fernando Couto e Marcelo Lopes

O Brasil estragou tudo? – Fernando Couto e Marcelo Lopes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s