The Price of Inequality

Na última quarta-feira, dia 23 de outubro, foi apresentado o livro: The Price of Inequality, do Nobel em Economia Joseph E. Stiglitz. O autor busca identificar as tendências que criaram a possibilidade do 1% mais rico da população dos Estados Unidos conseguir se apropriar de 65% de todas as riquezas produzidas desde a crise4 no começo do século e tornar tais indivíduos mais de 220 vezes mais ricos que a média dos 90% mais pobres.

The Price of Inequality

Stiglitz identifica que o motor principal da criação de desigualdades está no que se costuma chamar de rent-seeking, ou utilizar-se de uma posição de mercado privilegiada para adquirir as mais diversas vantagens. O rent-seeking pode ter origem em uma série de práticas, tais como o fornecimento de subsídios, empréstimos predatórios, criação de barreiras à entrada de novos concorrentes, etc.

O autor critica duramente os teóricos que considera apologistas da desigualdade, aqueles que constroem uma base teórica que vê o fenômeno do aumento de desigualdades como positivo. É o caso do conceituado economista Gregory Mankiw, por exemplo, que reforça a noção de que as diferenças de renda são apenas reflexos nas diferenças na produtividade marginal dos agentes. Em outro dos casos criticados – o trickle down economics – a desigualdade não é defendida, mas há indicações de que qualquer tentativa de superar a situação levaria inevitavelmente a uma conjuntura pior.

Entre as propostas práticas para a mudança na conjuntura, Stiglitz propõe uma regulação bem mais dura do sistema financeiro, nova lei de falência que não incentive a socialização de riscos, carga tributária mais progressivamente distribuída, atuação do Federal Reserve System (equivalente ao Banco Central dos EUA) que priorize o pleno emprego, em vez de uma excessiva preocupação com a inflação, entre outras.

Apresentador: Carlos Alberto Belchior

The Price of Inequality – Carlos Alberto Belchior

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s