O petróleo é nosso? Entenda o mapa astral do leilão de Libra

Na última sexta-feira, 25 de outubro de 2013, os petianos Kauany Souza e Rebeca Nepomuceno apresentaram a reunião de conjuntura do PET-Economia, que teve como tema o leilão do campo de Libra.

O leilão promovido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), foi realizado na segunda-feira, dia 21 de Outubro, sendo o primeiro do tipo a ocorrer sob o regime de partilha, na qual a produção é repartida com a União. As empresas Petrobras, Shell, Total, CNPC, CNOOC formaram o consórcio vencedor da mais importante reserva de petróleo do Brasil.

Petróleo

Nesse contexto, foi discutido inicialmente, uma abordagem histórica e econômica da teoria dos leilões, que teve como fundador William Vickrey e ganhou destaque na década de 1990, ressaltando o tipo de leilão realizado pelo setor petrolífero brasileiro e as características de seus diferentes regimes: concessão e partilha.

Finalmente, a discussão acerca do método utilizado, dos interesses do governo e da iniciativa privada, tornou-se pertinente considerando a polêmica gerada pelo resultado do leilão. De maneira que foi evidenciada a possível desconfiança dos grandes players globais em decorrência do intervencionismo governamental e das nomeações políticas para órgãos reguladores estatais.

Apresentadores: Kauany Souza e Rebeca Nepomuceno

O petróleo é nosso? Entenda o mapa astral do leilão de Libra – Kauany Souza e Rebeca Nepomuceno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s