Euro Zona

Na última sexta-feira, dia 01 de novembro, foi apresentada uma reunião de conjuntura sobre a situação da Zona do Euro.

A apresentação foi dividida em duas partes. Na primeira, foram apresentados os fatos históricos que levaram à consolidação da União Europeia e posteriormente da moeda única, o Euro. De um bloco em crise diplomática após a II Guerra Mundial a um bloco unificado, foram realizados diversos acordos para integração. Finalmente, em 1992, com o tratado de Maastricht, deu-se início à União Europeia. Já em 2001, o Euro passa a ser adotado como moeda única em 11 países do bloco. Se por um lado foi possível diminuir custos de transação com a tentativa de uma zona monetária ótima, por outro lado, diferenças estruturais entre os países comprometeram o seu sucesso.

A segunda parte da apresentação foca na crise da Zona. Na realidade, nas crises da zona: crise institucional, da dívida, e política dos países. Após a quebra do Lehmann Brothers em 2009, o mundo deu uma atenção especial ao bloco europeu, em especial à Grécia. Assim, as taxas de juros dos títulos dos países do bloco que tinham convergido após 2001 sofreram um “spread“, indicando que o prêmio de risco relativo às expectativas do mercado tinham sofrido uma reavaliação significativa. Neste sentido, a revista The Economist deu o acrônimo de PIIGS aos países em situação mais delicada: Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha (Spain).

No fim da apresentação, foram apresentados os desenvolvimentos políticos mais recentes de alguns países. As eleições na região mostram que a opinião pública está dividida e a heterogeneidade de opiniões perpassa o bloco.

Apresentado por: Carlos Alberto Belchior e Fernando Couto

Euro Zona – Carlos Alberto Belchior e Fernando Couto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s