Brazilian Size Distribution of Income

Na quarta-feira, dia 13 de novembro, foi apresentado o artigo clássico, na literatura de desigualdade econômica no Brasil, de Albert Fishlow de 1972, a saber Brazilian Size Distribution of Income. Nesse artigo ele utiliza dados dos censos de 1960 e 1970 para afirmar que, apesar do vertiginoso crescimento econômico do fim da década de 1960 e início da década de 1970, houve um aumento da desigualdade de renda no país.

Insatisfeito com os resultados apresentados por Fishlow, o governo propôs a outro economista que fizesse um estudo para contrapor os argumentos de Fishlow. Assim, em 1973 foi publicado um livro de autoria de Carlos Langoni reforçando que a desigualdade entre 1960 e 1970, de fato, aumentou. O autor, no entanto, apresenta uma explicação diferente d apresentada por Fishlow.

Para Fishlow foram as políticas restritivas de arrocho monetário que deterioram o valor real do salário mínimo acarretando em um aumento da desigualdade. Já Langoni, aponta  para os fatos que a acumulação de capital humano era muito baixa e a taxa de crescimento econômico estava alta. Logo, houve um excesso de demanda por esse tipo de mão-de-obra e como a oferta era fixa, essa parcela de trabalhadores teve ganhos acima da média dos demais trabalhadores, acarretando em um aumento da desigualdade de renda no país.

Apesar de Fishlow também considerar a educação em sua análise, ele aponta claramente que ela não é o fator principal gerador da desigualdade. A educação, porém, é um dos fatores que podem amenizar a desigualdade, principalmente através de investimentos no ensino básico. Por isso, o crescimento econômico e a desigualdade não seriam antônimos e poderiam ocorrer simultaneamente. Já Langoni afirma que o aumento de desigualdade seria uma fase esperada pela qual a economia brasileira passava, tendo em vista a ocorrência de um desequilíbrio entre oferta e demanda.

Hoje, é indiscutível que diminuiu a desigualdade de renda no Brasil. Mais que isso, as taxas de pobreza como um todo caíram. Ou seja, as pessoas têm melhores condições de vida e oportunidades. Contudo, surgem várias questões através de uma controvérsia como a dos anos 1970. Qual a razão da diminuição da desigualdade de renda? Qual papel teve o programa Bolsa Família? E outros programas assistenciais? Qual o melhor caminho para continuar diminuindo a pobreza e a desigualdade de renda no país? Essas são questões que continuam gerando debate dentre economistas.

Apresentado por: Mateus Fonseca Lima

Brazilian Size of Distribution of Income – Mateus Fonseca Lima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s