Sem o pinóquio, a Argentina falará a verdade?

Inseridos em distintos contextos econômicos e políticos, os objetivos do grande projeto de integração Sul americano tem se modificado com o passar do tempo. Mesmo com essas mudanças de perspectiva e na forma como é entendida, a idéia de que é necessário estreitar os laços com as nações vizinhas nunca deixou de estar presente. No entanto, ao operar como células independentes, a região encontra-se em um equilíbrio em que a integração é vista com bons olhos, mas não é necessária per se. Dentro desse contexto, o aprofundamento dos vínculos comerciais, financeiros, a sincronização dos ciclos econômicos e da própria política econômica é vital para uma integração efetiva.

A reunião de Conjuntura desta sexta feira, 22.11.2013, teve como grande motivador a renuncia de Guillermo Moreno, secretário de Comércio Exterior e homem forte do governo Kirchner. Moreno era apontado como o grande intimidador de empresários e responsável direto pela manipulação de estatísticas oficiais. Os apresentadores procuram analisar conjunturalmente os principais indicadores macroeconômicos argentinos associando a política econômica do país gaucho com o processo de integração regional. Consideramos que dada à importância da Argentina para o Brasil e América do Sul, o que acontece lá é de interesse por aqui.

Embora o debate em torno da situação econômica argentina seja profundo demais para ser coberto em uma única reunião, alguns consensos puderam ser construídos. Primeiro, a política econômica argentina é bastante errática tanto para correntes mainstream quanto heterodoxas. Segundo, tem se fragilizado os vínculos regionais ao estabelecer entraves ao comercio regional, ao investimento e a própria credibilidade de suas instituições. Don’t lie to me Argentina.

Apresentadores: Marcelo Lopes e Marwil Dávila

Sem o pinóquio, a Argentina falará a verdade? – Marcelo Lopes e Marwil Dávila

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s