White Collar Crime Writ Small: A Case Study of Bagels, Donuts and the Honor System.

No dia 25 de dezembro foi apresentado, na reunião de periódico do PET–Economia, o artigo White-Collar Crime Writ Small: A Case Study of Bagels, Donuts and the Honor System de Steven D. Levitt, que foi publicado na American Economic Review.

O artigo parte de um banco de dados inusitado sobre aproximadamente 75.000 entregas de bagels e donuts nos Estado Unidos. Os produtos eram deixados em escritórios acompanhados de uma caixa fechada onde deveria ser realizado o pagamento. A riqueza dos dados permite ao autor estudar os fatores que influenciam na taxa de não-pagamento dos produtos, ou seja, a porcentagem dos produtos que são consumidos, mas não são pagos pelos consumidores. Apesar de apresentar um contexto bastante específico, o trabalho permite observar o comportamento de agentes econômicos frente à decisão de trapacear ou não o sistema de confiança instalado.

A elevada taxa de pagamento de, em média, 88,7% do período analisado, de 1993 a 2004, já serve como indicação inicial de que os agentes, apesar da ausência de controles externos, voluntariamente aderem ao pagamento. Essa confirmação serve de argumento contrário a modelos de racionalidade egoística em que a decisão individual de violar à norma depende puramente de uma análise de custos e benefícios objetivos. De fato, o modelo mostra que fatores ligados à percepção subjetiva de “certo” e “errado” possuem forte impacto na decisão.

O resultado direto mais interessante do trabalho é o aumento considerável das taxas de pagamento após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, que indica não apenas que a moralidade influência nessa tomada de decisões, mas também que essa aversão subjetiva à desonestidade pode ser influenciada consistentemente por fatores reais.

Contextualizando os resultados, foram apresentadas também conclusões extraídas dos trabalhos de Cialdini (2003) e de Ariely, Amir e Mazar (2008) que tratam, respectivamente, da importância das normas descritivas do comportamento dos agentes sobre as decisões individuais e dos determinantes que levam indivíduos a atuar de forma desonesta em pequenas escalas.

Video em que Ariely explica parte do seu trabalho:

Apresentado por: Matheus Costa

White-Collar Crime Writ Small – Matheus Costa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s