As Condições de Saúde nos BRICS

Na sexta-feira, dia 29 de novembro, foi apresentada uma reunião de conjuntura voltada às condições de saúde nos BRICS entre 1990 e 2010. Foi usada como base a Nota Técnica do IPEA – Nº 9 de autoria de Roberto Passos Nogueiro, que foi publicada este mês.

A apresentação foi introduzida através de uma definição formal do termo BRICS. O conceito dos BRICS foi formulado em 2001 por Jim O’Neil com o texto ”Building Better Global Economic BRICs” que analisava os meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação, que, em 2006, veio a dar origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa do Brasil, da Rússia, da Índia e da China. Em 2011, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS. É importante ressaltar que em 2010, o PIB conjunto desses cinco países totalizou 18% da economia mundial. Para complementar, foi abordada a função do agrupamento dos BRICS como esfera de discussão e cooperação para os integrantes.

Em seguida foi abordado o conceito de condições de saúde e de transição epidemiológica. O restante da apresentação seguiu as linhas da Nota Técnica do IPEA – a saber, mortalidade, demografia, fatores de risco e conclusões. A Nota apresenta uma série de tabelas e gráficos que ilustram, de maneira muito intuitiva, as condições de saúde nos BRICS.

O trabalho vem a concluir que as condições de saúde nos BRICS devem ser analisadas tanto à luz da sua diversidade intrínseca como também dos diversos graus nos quais se encontram os países em termos de infra-estrutura sanitária – o que na Nota é abordado como a “crise sanitária.” É ressaltado o fato de que na Rússia, está diminuindo a mortalidade excessiva por doenças cardiovasculares e homicídios; ao passo que na África do Sul, começou a declinar lentamente o poder de letalidade da epidemia de HIV/AIDS. Já o Brasil, a Índia e a China seguem um caminho usual de transição epidemiológica. O trabalho indica, ademais, que seria interessante analisar as condições de saúde nos BRICS e, simultaneamente, a desigualdade nos mesmos.

Apresentado por: Acsa Guimarães e Carolina Vale Rosa

As Condições de Saúde nos BRICS – Acsa Guimarães e Carolina Vale Rosa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s