Iniciando os trabalhos: Emprego no Brasil

Na sexta-feira, dia 21 de março de 2014, foi apresentada uma reunião de conjuntura focada nos resultados do desemprego no ano de 2013. Um dos principais motivadores da apresentação foi a criação de centenas de milhares de empregos, durante o mês de fevereiro, declarada pelo governo brasileiro.

A apresentação abordou o desenvolvimento do conceito de desemprego e uma grande revisão dos estudos já feitos sobre trabalho em termos econômicos  e sociológicos, questionando conceitos como o Desemprego Natural e a Curva de Phillips, contrapondo-os com as evidencias reais.

Em seguida, foi contemplado o resultado do desemprego no Brasil nos anos de 2002 até 2012, que servem de base para melhor entendimento dos resultados de 2013, que mesmo que aparentemente ótimos, não acompanham o resultado do produto do país, o que incita a possibilidade de uma taxa de desemprego baixa, pelas razões erradas.

Os apresentadores contemplaram diversas razões possíveis para o resultados inesperados. Dentre eles, a mudança metodológica realizada pelo IBGE, substituindo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua. Observando as diferenças nas duas metodologias, percebemos que a PNAD continua trás resultados mais próximos da realidade, todavia não tão baixos.

A apresentação encerrou com diversas estimativas e opiniões sobre os possíveis resultados que o Brasil terá em 2014.

Apresentado por: Carlos Alberto Belchior e João Diogo Brites

Iniciando os Trabalhos: Emprego no Brasil – Carlos Alberto Belchior e João Diogo Brites

Deixe um comentário