O legado e o trono da dama de ferro

Inspirados pelo primeiro ano de falecimento de Margaret Thatcher, a conjuntura apresentada na última sexta feira, 11 de Abril, abordou as políticas econômicas e a importância da considerada “Dama de Ferro” para a economia inglesa e mundial.

Na primeira parte da reunião foram discutidas as bases da economia clássica e os eventos que culminaram para a ascensão do consenso keynesiano.  O receio do retorno à crise devido ao fim da segunda guerra, tal como as consequências desta, tornaram bastante populares as ideias de intervenção estatal visando o bem estar social. No entanto, os efeitos negativos decorrentes de Bretton Woods, acrescidos da queda do padrão ouro e das crises do petróleo na década de 1970, propiciaram o retorno das ideias liberais. O chamado, por alguns, “neoliberalismo”, se tornou destaque mundial, principalmente após serem eleitos Thatcher como primeira ministra, em 1979 na Inglaterra, e Reagan, como presidente dos Estados Unidos em 1981.

Posteriormente demonstrou-se na reunião, através de gráficos, a magnitude das políticas econômicas liberais adotadas na Inglaterra, em que, seus efeitos positivos no longo prazo são evidentes. Destacando que, a resistência dos setores beneficiados pelo status-quo vigente, fez com que a maior parte dessas reformas nunca fossem completamente implementada ou fossem parcialmente revertidas.

Discutiu-se então as críticas incidentes sobre as consequências de um estado mínimo e da valorização do capital financeiro, levando à conclusão que, sendo a economia liberal voltada para o equilíbrio a longo prazo, as políticas impostas por Thatcher contribuíram para a melhoria da economia inglesa no final do século XX e início do XXI.

Apresentado por: Kauany Souza e Rebeca Nepomuceno

O legado e o trono da dama de ferro – Kauany Souza e Rebeca Nepomuceno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s