Efficient Intra-Household Allocations: A General Characterization and Empirical Tests

Na reunião de periódico do dia 12 de março, foi apresentado o artigo Efficient Intra-Household Allocations: A General Characterization and Empirical Tests”, publicado na Econometrica  por Pierre-André Chiappori e Martin Browning.

A pesquisa dos autores é em Teoria das Famílias, um campo da Microeconomia preocupado em modelar decisões familiares de alocação de recursos. Apesar do interesse na importância econômica das famílias datar do século XVIII, apenas recentemente preocupou-se em modelar o comportamento das mesmas via teoria do consumidor. Nos trabalhos empíricos, muitas abordagens ocorrem a partir de modelos unitários, nos quais é assumido que a família se porta como um indivíduo ao maximizar sua utilidade. Contudo essas abordagens carecem de base teórica sólida, apoiando-se em hipóteses que dificilmente são observadas na prática (pooling income). Já os modelos não-unitários supõe explicitamente que as famílias são formadas por um número de membros com preferências individuais que podem diferir umas das outras. Esses modelos podem ser classificados em não-cooperativos (estratégicos) que entendem a alocação de recursos dentro da família como resultado de jogos de barganha entre os membros; e cooperativos (coletivos) que trabalham com a suposição de que as alocações são eficientes no sentido de Pareto e de que cada membro possui influências distintas sobre o uso da renda.

As teorias foram aplicadas a dados de consumo do Canadá a partir de um modelo unitário e um cooperativo. Nas famílias com apenas um membro, ambos modelos não foram rejeitados. Já nas famílias com dois membros, a hipótese de pooling income foi rejeitada, o que invalida a aplicação de modelos unitários para esses casos.

Apresentado por: Victor Cecílio

Efficient Intra-Household Allocations – Victor Cecílio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s