A Theory of Reciprocity

Na reunião do dia 28 de abril, foi apresentado o artigo A Theory of Reciprocity de Urs Fischbacher e Armin Falk, publicado na Games and Economic Behavior. Este artigo traça um modelo formal de reciprocidade baseado em observações de experimentos comportamentais realizados em trabalhos anteriores.

No artigo, os autores primeiramente mostram como a percepção de ganho de utilidade em algumas situações se difere do que é previsto pela teoria econômica tradicional. A partir daí, modelam uma atitude recíproca como uma resposta comportamental a uma atitude “bondosa” ou “maldosa” (no artigo, kind e unkind). Sem muita dificuldade, conseguem identificar que a percepção e avaliação de quão bondosa é a ação de alguém dependerá tanto das consequências e ganhos trazidos por ela quanto das intenções por trás da ação em questão.

No modelo formal, Fischbacher e Falk traçam uma função de utilidade que não só leva em conta os ganhos materiais para o agente, como também tem-se um termo que retrata os ganhos de bem estar pela reciprocidade do jogador e pela “bondade” ou “maldade” dos outros jogadores.

Ao final do artigo, o modelo proposto é aplicado a uma série de jogos, tais como o ultimatum game e o best-shot game, a fim de mostrar como suas previsões são, de fato, bastante verossímil com os resultados dos experimentos.

Apresentado por: Igor Koehne

A Theory Reciprocity – Igor Koehne

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s