O Piketty é pop – Repercussões de “Capital no Século XXI”

Em março deste ano, foi lançada a tradução, do francês para o inglês, do livro Capital in the 21st Century da autoria de Thomas Piketty, que é diretor de estudos da École des hautes études en sciences sociales (EHESS) e professor da Ecole d’économie de Paris (Paris School of Economics). A obra, que já é um best-seller na Amazon.com, tem gerado muita repercussão, não apenas em círculos acadêmicos, mas entre um grade escopo de profissionais e entusiastas da dismal science – ou, em outras palavras, das Ciências Econômicas.

Neste contexto, escolhemos esta obra como o tema central da reunião de conjuntura desta sexta-feita, dia 02 de maio de 2014. No início da reunião, foram apresentados alguns indicadores de desigualdade, como o Índice de Gini (IG) e o Índice de Desigualdade Humana (IDH). Levando em conta o IG, seguem alguns exemplos do ranking publicado no World Factbook da Central Intelligence Agency (CIA) dos EUA, seguindo a ordem do país mais desigual ao país menos desigual:

  • Lesoto em 1º lugar (63.2)
  • África do Sul em 2º lugar (63.1)
  • Brasil em 17. lugar (51.9)
  • EUA em 41. lugar (45.0)
  • Alemanha em 128. lugar (27.0)
  • Suécia em último (139.) lugar (23.0)

A tese central do Capital é de que a desigualdade agravante que pode-se observar na economia global, é um resultado inevitável do capitalismo de mercado livre (free market capitalism). Piketty vai um passo além ao afirmar que a dinâmica do sistema capitalista propicia forças potentes que ameaçam a estabilidade – e até mesmo a existência – dos estados democráticos. O artigo já foi comentado por economistas proeminentes, como Robert M. Solow, Paul Krugman e Branko Milanovic. Vale a pena ler os reviews antes de ler o livro, que consiste de mais de 600 páginas, para abrir a mente a visões importantes sobre o tema em questão. Apesar do livro ter sido recebido, pelo público, de maneira divergente, em círculos econômicos, a noção de que todo bom estudante de Ciências Econômicas deveria ler a obra prevalece.

Apresentado por: Carolina Vale Rosa e Kauany Souza

Repercussões de “Capital no Século XXI” – Carolina Vale Rosa e Kauany Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s