Affirmative Action Around the World – Thomas Sowell (2003)

Na última sexta-feira (09/05), tivemos uma reunião especial. Ao contrário do que geralmente ocorre no grupo, quando o dia é destinado a apresentações sobre a conjuntura, esta última foi sobre um livro que após pouco mais de dez anos de sua publicação tem atraído mais leitores da Universidade de Brasília, sobretudo após os debates, nos conselhos da Universidade, sobre as cotas: a saber, Affirmative Action Around the World — An Empirical Study.

9780300107753

Nesta obra de 2003 da autoria de Thomas Sowell, o foco não é uma discussão sobre a rationale das políticas de ação afirmativa, nem sobre questões morais se as políticas realmente devem existir. Sowell faz uma extensa revisão da literatura existente, focando em análises sobre a eficiência das políticas adotadas em diversos países ao redor do mundo. Assim, a preocupação da obra é com os fatos e dados coletados, sendo portanto um estudo empírico.

O livro é composto por uma introdução onde é apresentado um panorama geral sobre o tema. A última seção faz uma conclusão sobre tudo que foi discutido durante o livro. As seções intermediárias fazem análises sobre as políticas de ação afirmativa em diferentes países: Índia, Malásia, Nigéria, Sri Lanka e Estados Unidos da América.

Sowell observa que as políticas desenvolvidas nestes países não foram tão eficientes quanto se desejava. Na verdade, grupos mais afortunados dentre os desafortunados, na maioria dos casos, conseguiam a maior parte dos benefícios destinados às minorias. Em alguns casos extremos, as políticas geraram forte rancor entre grupos ou etnias distinas que conduziram a conflitos sangrentos. O autor argumenta que, na melhor das hipóteses, tirar de uns e dar para os outros seria um jogo de soma zero. Contudo, devido às grandes ineficiências geradas, é um jogo de soma negativa.

Apresentado por: Fernando Moreira Couto de Lima

Affirmative Action Around the World – Fernando Couto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s