When Ideas trump interests: Worldviews and policy innovations

O artigo apresentado na segunda-feira, 19 de maio, retratou a ausência, nas teorias econômicas, das consideradas ideias intrínsecas à tomada de decisão.

When Ideas trump interests: Worldviews and policy innovations” (2014) foi escrito por Dani Rodrik com o intuito de argumentar o quanto as ideias, consideradas exógenas na economia, derivam de características endógenas do próprio agente econômico racional.

Para isso, o autor explicita a ideia que explicar o motivo das escolhas ineficientes tomadas pelo sistema político é a maior preocupação da literatura da economia política. Usualmente, os modelos desta literatura estão divididos em três premissas: Interesse em determinar preferências políticas, a prioridade dos interesses são determinadas pelo poder político, o equilíbrio do jogo é determinado pelas instituições políticas. Estas, porém, não impedem uma tomada de decisões ineficientes.

No entanto, tal ineficiência, cria as oportunidades de inovações na política, ou leva alguns núcleos da sociedade a tomar decisões as quais interferem no modo de vida da sociedade. Um exemplo disso foi a mudança no controle dos preços agrícolas chineses e a instauração de novos conceitos e instituições, como o sistema judiciário e a democracia.

Os agentes políticos estão restritos a uma fronteira de tomadas de decisão, a qual se encontra distante daquela que o autor considera como possibilidades máximas a serem alcançadas. Dessa forma, as ideias, inovadoras ou similares a pré-existentes, culminariam na aproximação dessas duas possibilidades, e assim na manutenção do poder.

Apresentado por: Rebeca Nepomuceno

When Ideas Trump Interests – Rebeca Nepomuceno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s