Defending the One Percent

O artigo “Defending the One Percent” de N. Gregory Mankiw foi apresentado na reunião de periódico do dia 26 de maio.  O artigo foi publicado ano passado no Journal of Economic Perspectives.

Era uma vez uma economia perfeitamente igualitária, em que os todos tipos de trabalho tinham seu equilíbrio de oferta e demanda resultando um mesmo salário, ou seja, todos agentes dessa economia tinham mesma renda. Assim, não era necessário que o governo preocupasse com o a diferença de renda entre ricos e pobres. Até que um dia, um empresário teve a ideia de um novo produto. O Steve Jobs inventou o iPhone, e todos agentes queriam comprar esse produto. O resultado foi um empresário muito mais rico que as demais pessoas dessa economia. Como o governo deveria proceder frente a essa desigualdade de renda?

Mankiw afirma que essa historinha é um formato extremo do que acontece nos EUA desde década de 1970 até hoje, em que a renda média cresce mas não é proporcional em todas as faixas de renda. Assim, as rendas do topo crescem mais que a média, ele mostra que os 1% mais ricos aumentou sua parcela na renda de 7,7%, em 1973, para 17,4%, em 2010. Como diz o título do artigo, ele defende o crescimento da renda desses 1% explicando que ela se dá pelo aumento da sua produtividade. Ele argumenta também que não acha justo a aplicação de taxas confiscatórias impostas pelo governo a fim de se ter uma redistribuição de renda igualitária, mas acha que a luta contra a pobreza é algo a ser contemplado por meio de políticas públicas.

Apresentado por: Acsa Guimarães

Defending the One Percent – Acsa Guimarães

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s