A pobreza nos territórios palestinos

Na última reunião de conjuntura, os entraves ao desenvolvimento da região da Palestina foram o foco das discussões, com a apresentação do relatório do Banco Mundial publicado em 2014: Seeing is believing: poverty in the Palestinian territories.

A motivação para o trabalho surge em trazer à tona a metodologia dos chamados mapas de pobreza, bem como a discussão de um tema que apresentou pouco foco nas últimas reuniões.

Em linhas gerais, a Palestina (Cisjordânia e Faixa de Gaza) apresentam uma série de entraves ao desenvolvimento em decorrência de problemas institucionais. A dificuldade de mobilidade dentro da Cisjordânia, e as restrições a importações e exportações na Faixa de Gaza desincentivam o investimento privado, bem como ganhos de produtividade.

Neste sentido, percebe-se uma grande heterogeneidade, com divergências tanto entre as duas regiões supracitadas, bem como dentro de cada um dos territórios, com desigualdades de renda em patamares bastante elevados. A Autoridade Palestina solicitou apoio técnico ao Banco Mundial para uma análise técnica de quais regiões os problemas estão mais acentuados.

Basicamente, pode-se dividir o território analisado em três grandes partes: onde há controle total pela Autoridade Palestina, outro em que a instituição mantém o controle “civil” mas o governo de Israel o controle militar; e por fim, uma região em que há controle total pelo Estado de Israel.

Pela grande densidade de informações presentes nos mapas de pobreza, recomenda-se ao leitor uma leitura da apresentação elaborada pelos apresentadores presente no link abaixo.

Apresentado por : Iúri Honda Ferreira e Fernando Moreira Couto de Lima

A pobreza na Palestina – Fernando Moreira Couto de Lima e Iúri Honda Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s