O Desenvolvimento Agrícola

Nesta reunião de conjuntura, que ocorreu no dia 13 de junho, foi discutida a importância da agricultura e do seu desenvolvimento para a conjuntura atual brasileira. A reunião se baseou em dois papers, o “Agricultura: Evolução e Importância para a Balança Comercial” publicado pelo IPEA em março deste ano e o “Public Research Organizations and Agricultural Development in Brazil: How Did Embrapa Get It Right?” publicado pelo Banco Mundial em junho deste ano.

A publicação do IPEA traz um histórico desde 1960 da participação da agricultura na balança comercial e sua importância nas transações correntes. Desde 2000, a agricultura é responsável por mais de 40% do total de exportações e vem apresentando um aumento dos preços externos desde este período.

E a publicação do Banco Mundial trata da importância da Embrapa para o desenvolvimento da produção agrícola brasileira. A Embrapa é um centro de pesquisa na área agrícola e estuda técnicas que resultam em um aumento da produtividade, tal centro tem impacto direto na produção agricultura e, portanto, nas exportações do setor.

Apresentado por: Acsa Guimarães e Rebeca Nepomuceno

O Desenvolvimento Agrícola Brasileiro – Acsa Guimarães e Rebeca Nepomuceno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s