Capitalismo de laços: Os donos do Brasil e suas conexões

O nosso livro do semestre foi a obra Capitalismo de laços: Os donos do Brasil e suas conexões, da autoria de Sérgio G. Lazzarini, que o escreveu enquanto foi professor visitante do Weatherhead Center for International Affairs da Harvard University. Possuindo o título de PhD em Administração pela Washington University, atualmente Lazzarini é professor associado de Organização e Estratégia do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo.

imagem.dll

Essencialmente, o livro visa explicar “como funcionam as estratégias e alianças políticas e as suas conseqüências para a economia brasileira”. Com uma população, em 2010, formada por mais de 190.732.694 pessoas (IBGE, 2010) e um Produto Interno Bruto (PIB), em 2009 de mais de R$ 3,2 trilhões (IBGE, 2009) o Brasil se enquadra dentre as dez maiores economias do mundo. Cabe aqui mencionar que desde a década de 1950 a urbanização teve um efeito importante sobre o capitalismo brasileiro.

No Brasil, há uma linha demasiado tênue entre o público e o privado, devido à forte influência de interesses políticos e econômicos. Neste contexto, tem-se uma forte concentração de poder econômico. Diferentemente de outras sociedades capitalistas, onde a tendência é que essa concentração de poder resulte da expansão de grupos empresariais, destaca-se o papel do Estado no caso brasileiro. De fato, o Estado brasileiro “é um poderoso agente concentrador, por meio de suas grandes empresas e também de seus órgãos financeiros”.

Capitalismo de laços: Os donos do Brasil e suas conexões (Lazzarini) – Igor Koehne e Vittorio Leite

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s