Seminário de Economia Experimental

No dia 24 de novembro, segunda feira, o Professor José Guilherme de Lara Resende, tutor do PET-ECO, apresentou um seminário tratando da Economia Experimental. O seminário foi divido da seguinte maneira: introdução, Teoria da Utilidade Esperada, Paradoxo de Allais, Teoria da Utilidade Esperada Subjetiva, Paradoxo de Ellsberg, Pesquisa após os Paradoxos e um exemplo.

A Economia Experimental tem recebido destaque nos últimos anos, destacando-se o Prêmio Nobel recebido por Daniel Kahneman (Princeton University, EUA) e Vernon L. Smith (George Mason University, EUA). De fato, “tradicionalmente, muito da pesquisa em economia se apoia na hipótese do homo economicus, motivado por interesse próprio e capaz de tomar decisões racionais. Economia também tem sido vista como uma ciência não experimental, que usa observações do mundo real e não de experimentos controlados em laboratório. Atualmente, porém, um grupo grande de pesquisa tem sido devotado para testar e modificar as hipóteses econômicas fundamentais. Além disso, pesquisa em economia tem usado cada vez mais dados coletados em laboratório. Esta pesquisa tem raízes em duas áreas distintas, porém convergentes: a análise de julgamento e tomada de decisão humanas por psicólogos cognitivos e o teste empírico de predições da teoria econômica por economistas experimentais.”

O seminário focou-se no campo da economia experimental que investiga os preceitos básicos da teoria de escolha individual sob incerteza. Porém economia experimental é aplicada atualmente a uma série de áreas da economia (finanças, teoria dos jogos, bens públicos, externalidades, escolha social, etc.). Neste contexto, foram descritos os modelos tradicionais de escolha individual ainda utilizados em diversos campos da economia — a saber a Teoria da Utilidade Esperada, o Paradoxo de Allais, a Teoria da Utilidade Esperada Subjetiva e o Paradoxo de Ellsberg. Em seguida, foram apresentadas pesquisas relevantes após os paradoxos e, a título de exemplo, Resende e Wu (2010).

Apresentado por: Prof. José Guilherme de Lara Resende

Seminário de Economia Experimental

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s