Latin American Inequality

Na reunião de periódico do dia 23 de março foi apresentado o artigo Latin American Inequality: Colonial origins, commodity booms, or a missed 20th century leveling? de Jeffrey Gale Williamson. O objetivo de Williamson é refutar a ideia de que o alto nível de concentração de renda na América Latina tem suas origens no período colonial, e para sustentar isso ele constrói uma análise da evolução da concentração de renda no mundo.

O artigo traz diversas críticas a todos os que defendem a importância da análise histórica para a compreensão da alta desigualdade de renda na América Latina atualmente. E a partir do índice de Gini estimado dos países de várias partes do mundo, ele defende que o nível de desigualdade na América Latina só tornou alarmante no século XX.

Seu artigo recebeu muitas críticas, pois seus argumentos tem como base estimativas do índice de Gini de períodos remotos, que não são muito convincentes. Além disso, ao generalizar características especificas de um país para toda América Latina, ele acaba fazendo afirmações incoerentes. Por fim, há dois pontos do seu artigo que merecem destaque positivos: o conceito de taxa de extração e a importância que Williamson dá a comparações dos níveis de desigualdade entre diversos os países.

Apresentado por: Janielly Amorim

Latin American Inequality – Janielly Amorim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s