Será que o brasileiro está poupando o suficiente para se aposentar?

No dia 13 de abril de 2015, o petiano Nícolas Mattiello apresentou o artigo Será que o brasileiro está poupando o suficiente para se aposentar? publicado na Rede de Economia Aplicada (REAP). No artigo, Ricardo D. Brito e Paulo T. P. Minari avaliam qual o acúmulo de patrimônio necessário durante a vida ativa para que um brasileiro consiga manter seu padrão de consumo na aposentadoria. Baseada na Teoria do Ciclo de Vida, é modelada a poupança complementar necessária aos futuros beneficiários do INSS, utilizando diferentes cenários para avaliação.

A apresentação se iniciou com um panorama geral dos idosos hoje no Brasil, com diversos dados a respeito. Depois, já entrando especificamente no artigo, foi feita uma apresentação da adaptação feita pelos autores ao cenário brasileiro do artigo de Skinner (2007), que trata da manutenção dos padrões de vida também, só que para o caso dos Baby-Boomers norte-americanos. Em seguida, foram apresentados os resultados obtidos no estudo, segundo os diversos cenários pensados. Por fim, na conclusão, foram apresentadas algumas críticas, tanto de prevenção quanto do estudo em si; encerrando a apresentação com algumas dúvidas e valiosos apontamentos.

O paper apresentado chega à conclusão de que, muito por conta das altas taxas de reposição da aposentadoria, mais de 95% da população do Brasil não precisa poupar durante a vida ativa, uma vez que, apresentarão um aumento da renda livre na aposentadoria. Verifica-se que o brasileiro, portanto, tem uma baixa propensão à poupar, além de que não tem grandes incentivos para permanecer no mercado de trabalho após os 65 anos de idade.

Apresentado por: Nícolas Mattiello

Será que o brasileiro está poupando o suficiente para se aposentar? – Nicolas Mattiello

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s