Inflation Targeting and Banking System Soundness: A Comprehensive Analysis

No dia 11 de maio de 2015, segunda-feira, a petiana Karine Paiva apresentou o artigo “Inflation Targeting and Banking System Soundness: A Comprehensive Analysis”, apresentado no XVI Seminário Anual de Metas para a Inflação do Banco Central do Brasil. Os autores Benjamin Tabak, Daniel Cajueiro e Dimas Fazio analisaram o impacto das metas inflacionárias na estabilidade do sistema financeiro, baseado na ampla base de dados do BankScope.

Tal estudo foi motivado pelo debate gerado à luz da crise financeira sobre as consequências do enfoque na estabilidade dos preços. A visão tradicional considera que os preços estáveis acarretam em retornos mais previsíveis dos investimentos, o que gera melhor desempenho financeiro. Por outro lado, críticos afirmam que ao focar na meta inflacionária, os bancos centrais negligenciaram mudanças no sistema financeiro e o surgimento de bolhas de ativos.

Dessa forma, os autores buscaram evidências se o nível de tomada de riscos pelos bancos é maior em países com meta inflacionária e testaram se a combinação de estabilidade dos preços e maior accountability do Banco Central pode reduzir a probabilidade de uma crise financeira.

Para tanto, a abordagem empírica procurou responder se bancos de países que adotam metas inflacionárias (IT) são, em média, mais ou menos frágeis; se tal resultado varia com os diferentes níveis de inflação; se os sistemas bancários de países com IT  são mais vulneráveis durante períodos de incerteza global e se os bancos sistematicamente importantes de países com IT são mais instáveis.

Os resultados apontaram que os países que seguem meta inflacionária possuem, em média, bancos sólidos. Estes são atingidos assim como os outros bancos em tempos de iliquidez global. Os bancos sistematicamente importantes parecem menos suscetíveis ao aumento da tomada de risco. Além disso, os bancos centrais que adotam meta inflacionária são capazes de estabilizar seus setores bancários, reduzindo a volatilidade dos preços e proporcionando comunicação e prestação de contas mais forte.

Apresentado por: Karine Paiva

Inflation Targeting and Banking System Soundness – Karine Paiva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s