O Estado Empreendedor

No dia 22 de maio, o PET – Economia UnB realizou uma de suas reuniões de literatura do semestre. A petiana Anna Eloyr Vilasboas apresentou o livro O Estado Empreendedor, da economista ítalo-americana, Mariana Mazzucato. Mazzucato é especialista em áreas como economia da inovação, finanças e crescimento econômico. Em seu livro O Estado Empreendedor, a autora faz uma análise aprofundada sobre o papel do Estado no capitalismo moderno.

Através de exemplos contundentes, como as tecnologias irreverentes da empresa Apple, Mazzucato argumenta que o Estado não apenas pode assumir uma função de “empreendedor”, mas também consegue se tornar um parceiro crucial para os investidores privados por meio de financiamentos de longo prazo. A economista ousa ainda mais em seus prognósticos. Para ela, o Estado terá um papel fundamental na próxima grande revolução tecnológica denominada “revolução industrial verde”.

Diante de mudanças climáticas e escassez de matéria-prima, o modo de produção atual precisará sofrer drásticas alterações puxadas por grandes inovações para se tornar mais sustentável, o que apenas ocorrerá através de investimentos iniciais do Estado segundo a autora. Dessa forma, Mariana Mazzucato, por meio de seu livro, consegue colocar em dúvida mitos que diminuem a importância e a possibilidade de um “estado empreendedor”.

Apresentado por: Anna Eloyr Vilasboas

O Estado Empreendedor – Anna Eloyr Vilasboas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s