A Economia da Desigualdade

No dia 12 de junho, o petiano Nícolas Mattiello e o empresário júnior Matheus Roveré realizaram mais uma discussão de literatura entre o PET e a Econsult. Essa é uma apresentação que ocorre semestralmente e tem como foco integrar os dois projetos de extensão do departamento. O livro apresentado foi A Economia da Desigualdade, publicado por Thomas Piketty em 1997.

Baseando-se principalmente na análise de séries históricas de dados e na exposição de formas (sejam elas tradicionais ou não) de combate à desigualdade, Piketty divide seu livro de forma a obter uma visão completa das diversas formas como a desigualdade se propaga. Essa obra, de uma forma geral, apresenta uma interessante abrangência do tema em pauta.

É importante evidenciar que A Economia da Desigualdade lançou as bases para a futura publicação, em 2013, do Capital no Século XXI, e que rapidamente se tornou um sucesso editorial. Como exemplo, temos que, embora Piketty seja menos conciso e objetivo em seu livro de 1997, já neste foi exposta sua ideia de criação de uma taxa global e padronizada sobre as grandes fortunas, a qual foi melhor detalhada no Capital no Século XXI.

Além disso, fica clara ao leitor a própria evolução que Piketty teve nos 16 anos que separam as duas publicações, tanto em seu nível acadêmico quanto em sua habilidade de, como disseram algumas fontes midiáticas, ser um ‘contador de histórias’, possuindo grande perícia na arte de cativar o leitor e de expor suas opiniões.

A Economia da Desigualdade – Nícolas Mattiello e Matheus Roveré

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s