A China e o Brasil na nova ordem internacional

Na reunião de periódico do dia 15 de junho foi apresentado o artigo A China e o Brasil na nova ordem internacional publicado na revista de sociologia e política pelo atual professor da universidade do Rio Grande do Sul, André Moreira Cunha. O artigo versa sobre o crescimento e desenvolvimento chinês, a sua ascensão como segunda maior economia mundial e o comércio bilateral com o Brasil.

O primeiro ponto é posto como consequência da abertura comercial e do dinamismo produtivo da China a partir da metade do século XX. Em 2011, após um tsunami no Japão, a China chegou a posição de segunda maior economia.

Sendo um dos maiores países a importar recursos naturais, abundante na América Latina, dados mostram um crescimento comercial entre China e Brasil. O indicador de intensidade de comércio (quociente entre exportações do “país i” ao “país j” sobre as exportações mundiais para o “país j”) vem crescendo e se intensificando entre os países em análise.

A opinião sobre a crescente relação entre os países se divide em Otimista e Pessimista segundo o artigo. A primeira relata que a relação traz e trará benefícios para o desenvolvimento brasileiro. O segundo justifica que o Brasil irá retroceder ao status de país primário exportador como foi até os anos de 1930.

Em conclusão, o autor relata que o país pode se beneficiar da relação, mas isso depende de como o Brasil vai encarar os sintomas consequenciais. É indicado pelo autor que o país mantenha estruturas produtivas diversificadas.

Apresentado por: Amanda Villas Bôas

A China e o Brasil na Nova Ordem Internacional – Amanda Villas Bôas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s