Importância dos Setores Agroindustriais na Geração de Renda e Emprego para a Economia Brasileira

No dia 22 de junho foi apresentado o artigo Importância dos Setores Agroindustriais na Geração de Renda e Emprego para a Economia Brasileira de Cinthia C. da Costa, Joaquim J. M. Guilhoto e Denise Imori publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural.

Os autores discutem no artigo o potencial agrícola no Brasil em comparação ao setor industrial avaliando se o aumento da demanda sobre os produtos industriais incentivados pelo governo causam maiores impactos na economia que os incentivos em setores agrícolas, brutos ou processados já que em 2010 eram os maiores beneficiados pelas políticas recentes do país.

Através da análise dos dados, foi possível ver que os setores agroindustriais foram superiores àqueles provocados pelo choque nos setores agroindustriais avaliados quando foram analisados o efeito no valor da produção e no PIB do país como no número de empregos gerados, contudo a remuneração unitária foi superior nos setores não-agrícolas, fato que ainda pode ser alterado em função de fatores tais como sazonalidade dos preços e mecanização das culturas. Ou seja, incentivos sobre a demanda pelos produtos agroindustriais brasileiros podem gerar maior crescimento no Brasil do que o aumento da demanda por bens industriais.

Apresentado por: Catarina Oliveira G. Barcelos

Importância_dos_Setores_Agroindustiais_na_Geração_de_Renda_e_Emprego_para a Economia_Brasileira – Catarina Barcelos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s