Dilemas e Desafios da Produtividade no Brasil

A produtividade foi escolhida como tema de encerramento das atividades semestrais do PET – Economia UnB. Como indicam os autores do artigo Dilemas e Desafios da Produtividade no Brasil, Fernanda de Negri e Luiz Ricardo Cavalcante, o debate em torno desse tema emergiu com força devido à desaceleração do crescimento econômico do Brasil após a crise de 2008.

Ao longo de sua argumentação, os autores mostram a importância tanto da demanda interna quanto externa para o ciclo de crescimento recente, apesar das baixas taxas de investimento e da piora das variáveis demográfico e de mercado de trabalho. Esse ciclo seria interrompido com a crise econômica e a reação veio através das políticas anticíclicas adotadas pelo Governo Federal. Tais medidas, mesmo sustentando a demanda, resultariam em piora dos quadros fiscal, monetário e das contas externas.

Além disso, é apresentado um conjunto de definições teóricas sobre as medidas: produtividade do trabalho e produtividade total dos fatores. Verifica-se que pouco do nosso crescimento econômico acontece historicamente por melhorias produtivas e independentemente da medida utilizada, a conclusão é sempre a mesma: o Brasil ainda precisa avançar quando o assunto é produtividade, especialmente a nível microeconômico.

Apresentado por Marcelo Machado da Silva

Os Dilemas e Desafios da Produtividade no Brasil – Marcelo Machado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s