Infraestrutura e Produtividade no Brasil

A apresentação do dia 19 de Agosto de 2015, quarta-feira, teve como objetivo destrinchar o trabalho Infraestrutura e Produtividade de Mussolini e Teles (2010), abordando os objetivos dos autores, metodologia e seus resultados. O artigo foi um pretexto para um debate a respeito do problema de baixa produtividade brasileiro bem como as consequências de longo prazo do ajuste fiscal desenhado pelo atual Ministro da Fazenda Joaquim Levy.

Os objetivos do trabalho são: verificar qual o papel dos investimentos públicos brasileiros na explicação da queda da PTF no período de 1950 a 2000 e, também verificar a relevância da infraestrutura para a produtividade do ponto de vista empírico. O estudo utiliza a razão capital público/capital privado para auferir se a mesma afetou a produtividade no período em questão, baseado em argumento Sant’ Ana et al. (1994) que capital público e privado seriam complementares, fato que é controverso na literatura.

A outra variável, além da razão já explicada e chamada de G, é o logaritmo da produtividade. Os autores utilizam quatro mensurações para a PTF e não percebem grandes diferenças nos resultados finais, o que confere ao modelo maior robustez. As variáveis são integrados de ordem um e foram diferenciadas com o intuito de se evitar o problema de regressão espúria e, após o tratamento passaram a ser estacionárias.

Na relação de longo prazo, o resultado encontrado, segundo Mussolini e Teles (2010) é de que um aumento de um ponto percentual na variável G implica um aumento no longo prazo de aproximadamente dois por cento na PTF. Este resultado é bastante elevado e pode significar que a carência de infraestrutura no Brasil é tão significativa que um pequeno aumento seria capaz de produzir um impacto muito grande. Por fim, em termos de curto (médio) prazo, G causa no sentido de Granger a produtividade e o contrário não acontece. Choques quando incidentes em G tornam-se permanentes, mas choques na PTF se dissipam ao longo do tempo.

Apresentado por: Marcello Ponce Leonis Fonseca

Produtividade e Infraestrutura no Brasil – Marcello Ponce Leonis Fonseca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s