Anomalies: Endowment Effect, Loss Aversion and Status Quo Bias

No dia 28 de agosto, o petiano Nícolas Mattiello apresentou o artigo Anomalies: Endowment Effect, Loss Aversion and Status Quo Bias, de Daniel Kahneman, Jack Knetsch e Richard Thaler. Tal artigo resume de forma satisfatória alguns dos princípios básicos da Economia Comportamental, uma das áreas relativamente novas da economia e que tem ganhado destaque nos últimos anos, em especial após Daniel Kahneman e Vernon Smith terem sido laureados com o Nobel de economia em 2002 por seus estudos na área.

A apresentação se iniciou com um uma breve contextualização do que é e de como trabalha a economia comportamental, situando os espectadores quanto ao funcionamento deste ramo da economia. Posteriormente, Daniel Kahneman ganhou as atenções ao ter sua vida e principais contribuições exploradas na apresentação. Finalmente, a apresentação enfim iniciou o estudo do artigo proposto, em que algumas das teorias mais significativas da economia comportamental foram abordadas, como a aversão ao risco, o efeito dotação e o viés de status quo.

Ao final do artigo, houve uma rica discussão sobre os reais efeitos da economia comportamental sobre as formulações e hipóteses atualmente utilizadas pela academia. Um dos polos do debate foi Flávia Ávila, doutoranda da UnB e que fez mestrado na área de comportamental nos Estados Unidos, além de ter tido contato mercadológico com isso.

Apresentado por: Nícolas de Faria Bartolini Mattiello

Anomalies; Endowment Effect, Loss Aversion and Status Quo Bias – Nícolas Mattiello

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s